14 setembro 2007

Coco


Um bocadinho de História:
Ora quando pensamos em coco normalmente pensamos numa praia paradisíaca com areias brancas e mar azul e muito provavelmente associamos coco a Brasil. Embora não esteja ainda provado pensa-se que tenham sido os portugueses a introduzir este maravilhoso fruto seco no Brasil durante a época dos Descobrimentos, no entanto, o fruto do coqueiro é originário da Índia Ocidental.

Características
É um fruto seco simples classificado como drupa fibrosa (não uma noz). A casca (mesocarpo) externa é grossa e fibrosa e existe um "caroço" interno (o endocarpo lenhoso), ou seja o coco em si. O coco tem uma forma ovalada, com uma das pontas mais dura e pontiaguda, na qual existem três poros. É através de um destes que a pequena raiz emerge quando o embrião germina.
A casca castanha e dura do coco cobre uma camada interna, branca e macia, com cerca de 2 cm de espessura, chamada polpa. Dentro desta última camada há um líquido esbranquiçado, conhecido como a água de coco.
O coco verde possui maior quantidade de líquido que o maduro e tem polpa tenra.

Valor nutricional
Dependendo do estado de maturação do fruto tem propriedades diferentes. À medida que amadurece o seu teor de gorduras aumenta, de qualquer maneira apresenta de maneira geral bom teor de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro), e fibras.
Cem gramas de coco maduro fornecem 266 kilocalorias e 100 gramas de água de coco, 22 kilocalorias.

Conselhos úteis
> Como escolher um coco maduro?
Um bom fruto tem bastante água dentro. Também se pode bater com uma moeda no coco, se o som for estridente o coco está bom, se o som for oco então ja está estragado.

> Como abrir um coco maduro?
Uma das maneiras de ajudar a polpa a desprender-se da casca consiste em tirar a água toda que está dentro do coco e po-lo durante uns minutos no forno, até que a polpa se despegue. o coco também pode rachar com o calor, não há problema.
Depois é só tirar o coco e dar pequenos golpes com a parte cega de uma faca ou com o cabo até se completar uma volta. A casca deve rachar e a polpa deve tirar-se sem dificuldade.

Dicas e curiosidades
> para alguns estudiosos, os coqueiros começaram a nascer nas costas americanas porque as sementes foram trazidas por correntes marítimas.
> a palavra coco também designa uma música do folclore nordestino que é acompanhada de viola.
> o uso do leite de coco nos alimentos é uma herança cultural deixada pelos escravos que vinham de Moçambique.
> no Timor, a água de coco é um líquido sagrado usado para abençoar os plantios de milho.
> Água de coco é um excelente diurético.

Nota: É comum a grafia côco, que está, no entanto, errada. As palavras portuguesas paroxítonas (ou graves) terminadas em vogal não carecem de acento, excepto se terminarem em ditongo.

Nenhum comentário: