14 setembro 2007

Bobó de Camarão

Bem resolvi postar esta receita porque conjuga 2 das minhas coisas favoritas: camarão e coco :)


Ingredientes:
.700 gr de Camarão cru
.1 abacaxi
.1 cebola
.2 dentes de alho
.2 c.s. de óleo de palma
.1 malagueta
.2 dl de vinho branco
.1 raminho de salsa
.1 coco
.sal

.300 gr de arroz
.6 dl água


Preparação:
1. Descascar o camarão e reservear (pessoalmente gosto sempre de dar um corte ao longo do lombo - corte borboleta, para o camarão abrir depois de cozinhado).

2. Cortar o abacaxi a meio e retirar toda a polpa. Cortar a polpa em pequenos cubos e reservar. (A casca do abacaxi será usada mais tarde para apresentar o prato).

3. Num tacho refogar a cebola picada, com os dentes de alho também picados, a malagueta e o óleo de palma.

4. Quando a cebola estiver transparente e mole juntar o camarão. deixar o camarão corar um minuto e de seguida juntar o vinho branco, o ramo de salsa picado e a polpa de abacaxi.

5. Deixar cozer em lume brando por 5 minutos.

6. Juntar a água de coco e a polpa ralada ao preparado e deixar cozer mais 5 minutos. Rectificar os temperos e juntar uma pitada de sal.

7. Para acompanhamento um arroz branco simples. Num tacho por a água e quando esta levantar fervura juntar o arroz e deixar cozer por 12 minutos.

8. Verter o preparado de camarão dentro das cascas do abacaxi e servir acompanhado de arroz branco.

Sugestões
> Sendo eu fan do movimento Slow Food, prefiro sempre fazer os pratos com tempo e com ingredientes frescos e naturais, o que neste caso, exige um pouco de preparação prévia e torna a receita um pouco morosa e trabalhosa.
> O coco devera ser descascado e ralado antes de começarmos a cozinhar, porque é algo que ainda demora o seu tempo.

De maneira a simplificar a receita podemos recorrer aos ingredientes já preparados como miolo de camarão congelado, ananás em lata (ou mesmo natural mas nao tendo o cuidado de preservar as cascas, o que dá mais trabalho) e também existe nos hipermercados pacotinhos de água de coco e de polpa de coco ralado.

6 comentários:

Anônimo disse...

Desta receita eu lembro-me, a bit spicy:)), mas agora voltei ao atum com massa, nao se pode ter tudo.
Um coco também já comia, yhamm...

Sis

Anônimo disse...

Ei... tem bom aspecto, gostei do pormenor do ananás a fazer de "prato". Mas sabes, eu axo que antes de publicares qqr receita aqui, devias fazer e convidar-me pa provar, para eu dar o meu parecer e tal, e se for positivo, aí sim, publicas lol bjs.

Sam

Anônimo disse...

Olha este armado em esperto!!! Eu é q sou a provadora oficial!!! :P

Sis

Anônimo disse...

E então? Que eu saiba não há exclusividade para degustadores oficiais! Tu és e eu tb posso ser :p

Sofia disse...

Neste caso há :P
As vagas de provadores oficiais ja estão todas preenchidas hehehe

Agnus disse...

Uma colega minha de cabo verde dizia me q alguns cocos só de olhar para eles no supermercado. Perguntei-lhe como ela sabia, então ensinou me que na terra dela havia muitos cocos e ja estava acustumada a destinguir so de olhar pra eles: se os 3 olhos estiverem escuros é pq o coco esta velho e posssivelmente saberá mal. Ela este ano trouxe-me um coco pequenino de cabo verde e não tinha os 3 olhos escuros e sabia bem :P